segunda-feira, 27 de julho de 2015

COMPULSÃO ALIMENTAR!!


É comum associarmos a alimentação a eventos sociais, a momentos de prazer e distração. Na pizza com os amigos na sexta-feira, sábado a feijoada, almoço de domingo em família, acabamos cometendo alguns exageros  e comemos mais do que o necessário para o nosso organismo. Normalmente tentamos compensar durante a semana, comendo de forma mais controlada e mais saudável. Porém, pessoas que apresentam o Transtorno Compulsivo Alimentar, mantém o comportamento de comer compulsivamente com frequência, sem ter o controle da situação.

O Transtorno Compulsivo Alimentar tem algumas características como a ingestão de grande quantidade de alimentos de qualquer tipo, principalmente frituras e doces, em um pequeno espaço de tempo. Durante o episodio de compulsão a pessoa sente perda de controle de seu comportamento e sente necessidade de comer mesmo sem fome.


É preciso estar atento a seus sinais como, comer mais rápido que o normal, continuar comendo mesmo saciado, comer em segredo, sentir-se triste ou culpado após comer demais, beliscar com frequência e assaltar a geladeira a noite.

Algumas causas são comuns entre as pessoas que apresentam o Transtorno Compulsivo como: perder o controle da alimentação após dieta rígida, por conta da privação de diversos alimentos, aumentando o desejo por comida. Ao se alimentar, sente um conforto emocional, onde a comida preenche um vazio em situações de ansiedade, em alteração de humor e depressão, onde comer é uma forma de lidar com seu estado emocional. Problemas relacionados a imagem corporal e problemas com baixa autoestima.

Esse comportamento compulsivo traz muito sofrimento por ser um conflito psíquico, uma luta contra a repetição sem freio e a perda de controle da situação. E fica difícil manter-se na dieta por busca de resultado imediato, falta de persistência, falta de comprometimento, que geram frustração, fazendo voltar a ter o comportamento compulsivo para voltar a ter o alivio que a compulsão trás. Pode trazer, também, maiores riscos para a saúde como, diabetes, gordura no fígado, obesidade e outros problemas de saúde mais graves.

Para um diagnóstico preciso é indicado procurar um médico. E seu tratamento é multidisciplinar, envolvendo psicólogo, nutricionista e um educador físico.


O tratamento psicológico envolve aprendizagem com a forma de lidar, de maneira mais eficaz com seus sentimentos, aprender a comer de forma confortável em diversas situações, manutenção de bons relacionamentos interpessoais, ser capaz de dizer não a comida e não ficar preso a padrões de beleza melhorando sua autoestima.

É necessário uma mudança no comportamento fazendo reeducação alimentar, incluir hábitos saudáveis como ingestão de frutas e legumes e incluir atividade física, que além de queimar calorias, há liberação de endorfina, hormônio que dá sensação de prazer, que é semelhante a serotonina, hormônio liberado quando nos alimentamos.

Para alcançar esse estilo de vida deve-se ter, principalmente, um olhar para si, se conhecer, para ter metas congruentes com você e tomar as rédeas de sua vida. Conhecer sua forças e pontos fortes e aprender a interligar seus talentos a sua auto imagem. A medida que vai tendo mais experiências positivas, vai aumentando sua autoconfiança e assumindo o domínio de sua vontade e de sua vida!

Texto da nossa colaboradora Keyla Guimarães Smith, CRP 05/36896, Psicóloga Clínica, Terapeuta Cognitivo Comportamental, especialista em Transtorno Alimentar. Contato: (21) 99718-8163.



2 comentários:

  1. Estou vencendo a compulsão. Força de vontade é tudo. Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. A mente é tudo viu! Temos que nos policiar e trabalhar a mente para prosseguirmos. Super beijo! :**

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!