sexta-feira, 29 de maio de 2015

O que é Reeducação Alimentar?



Hoje vim falar um pouco para vocês sobre a REEDUCAÇÃO ALIMENTAR. Bom eu escolhi me reeducar e vou contar o porque dessa opção. A Reeducação Alimentar não deve ser confundida com regimes ou dietas, pois não se trata disso. Através da reeducação alimentar aprendemos a comer certo, como me disseram esses tempos, aprendemos a comer para nutrir o corpo e não a mente (achei essa definição ótima). A melhor maneira de emagrecer sem correr o risco de engordar novamente é a R.A. (Reeducação Alimentar), porque ela não impede de comer nada (é claro, nada saudável, pois devemos evitar certos tipos de alimentos que não são considerados saudáveis), mas te ensina a comer de tudo (saudável), na quantidade certa. A R.A. consiste em alimentar-se de forma mais saudável na medida certa, incluindo na alimentação frutas, verduras, legumes e carnes magras ao invés de bolos, biscoitos recheados, refrigerantes, “fast-food”, entre outros. 

NO MEU CASO, ao longo de aproximadamente 10 anos venho ganhando peso. Primeiro entrei na faculdade, e então minha vida que era mais tranquila, com menos responsabilidades transformou-se: passei a trabalhar durante o dia e estudava à noite. Comecei a comer lanches e comidas “pesadas” na janta. Com a falta de tempo também deixei de lado as atividades físicas (que sempre estava fazendo). Com o passar dos anos esse problema foi aumentando e eu estava “cômoda”, não enxergava a real situação. Mas, resumindo eu acordei. Parei de tomar refrigerante por mais de ano (na minha casa não ficava sem coca-cola, mas hoje só entra refrigerante lá em dia de visitas ou muito raramente fora isso), praticamente cortei do meu cardápio frituras, evito os doces (na verdade deveria ter parado, mas esse é outro obstáculo a ser superado por mim), evito massas, pães e mais outras coisas que falarei durante as postagens que virão. 




                               
A principal mudança antes de um processo de R.A. deve ser na nossa cabeça, pois de nada adianta começarmos esse processo porque a mãe nos diz que estamos acima do peso, ou qualquer outro fator externo. A mudança deve partir de dentro, da nossa própria conscientização, de que não é somente pela estética, mas principalmente pela saúde, porque queremos viver mais anos e mais saudáveis. A partir desse momento é que estamos preparados para começar uma R.A..



Aqui algumas alterações básicas e saudáveis que são necessárias para iniciar uma R.A.:

- Beber pelo menos 2 litros de água por dia;

- Comer a cada 3 horas;

- Utilizar alimentos naturais e evitar os industrializados;

- Comer frutas, verduras e legumes;

- Não deixar de tomar o café da manhã

- Preferir cozidos, grelhados ou assados, evitando a fritura;

- Evitar doces;

- Evitar refrigerante.

Esses são os primeiros passos para quem deseja ter uma vida saudável. Lembrando que, para um cardápio adaptado para você é extremamente necessário a consulta à um profissional, no caso, um nutricionista.


Lembrando que dietas restritivas, onde se emagrece muito em pouco tempo, não são saudáveis, e os resultados não serão duradouros. O importante não é a quantidade de peso, o importante é a nossa conscientização, o emagrecimento é consequência dessa vida saudável!

Por hoje é só!!!!

Tenham um ótimo fim de semana!!!

13 comentários:

  1. Oi, Dani! Vim retribuir a visita!!!
    Então, durante a faculdade também tive esse problema! Lanchinhos pesados + falta de AF = quilinhos a mais
    Porém, já faz um ano e meio que terminei a faculdade e ainda não consegui perder esses quilinhos adquiridos! =(
    Mas, como vc, estou na luta e também faço da RA minha aliada!
    Bjs e estamos juntas! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ionara!! Que bom saber que não estamos só né?? Só que eu já terminei minha faculdade tem 5 anos e só engordei!!! Mas isso está mudando!! Logo chego lá!!

      Obrigada pela visita!!

      Bjosss

      Excluir
  2. Obrigada pela visita. Fiquei curiosa para conhecer o seu blog e por isso estou aqui. Muito legal as suas colocações sobre a reducação alimentar e acho que tenho que refletir um pouco sobre isso porque eu sempre quero emagrecer logo, rápido, e não é saudável né. Valeu pelas dicas! Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii... Priscilla obrigada pela visita!!! Pois é, é mais importante a qualidade, estou fazendo essas orientações de acordo com as orientações da minha nutricionista, ela está de olho aqui...rsrs... Espero poder ajudar e ser ajudada também com esse blog!!

      Excluir
  3. Oi Danielle, obrigada pela sua visita. Também vou de RA e AF, apesar de estar em falta por esses dias. Espero te ver mais vezes no meu blog. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar Andreia... logo apareço por la para uma nova visita!!

      Excluir
  4. Oi amiga passei aqui para conhecer seu blog,Estou na mesma situação que você lutando para perder peso,Se você quiser fazer uma visitinha no meu ficarei muito lisonjeada.E depois se quiser podemos uma incentivar a outra nessa luta,pois eu creio que a união faz a força.E juntas conseguiremos,Beijos!!!!!

    ResponderExcluir
  5. É Dani eu também estava no mesmo caminho da mal alimentação agora aos poucos estou aprendendo e mudando hábitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo Jenni, melhor aos poucos evoluindo do que paradas e acomodadas com a antiga vida!!! Logo chegaremos lá!!!

      Excluir
  6. Ótimo texto. Venho há algum tempo fazendo grande parte que disse acima.
    Bjo.

    ResponderExcluir
  7. Adorei!.realmente RA é a m3lhor forma de ficar saudavel.

    Força!

    Bjoo
    Bruna

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!